SEMESTRE: 2021.1
PROFESSOR
Quartas-feiras, 15:00 às 18:00h, sala virtual no google classroom (código 6hlp772)
CARGA HORÁRIA: 45 horas - Eletiva
EMENTA
Características, processos de produção e gerenciamento de recursos informacionais ambientados em contextos digitais.
OBJETIVOS
Compreensão dos aspectos teóricos, técnicos e práticos envolvidos no planejamento, construção e gestão de bibliotecas digitais e repositórios digitais de informação.
METODOLOGIA
Componentes da avaliação: participação na realização de atividades na sala de aula virtual; apresentação de seminário sobre capítulo do livro texto e artigo científico relacionado, e mediação da discussão sobre capítulo do livro texto; desenvolvimento de trabalho individual com escrita e apresentação em seminário de artigo científico.
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica
TAMMARO, A. M.; SALARELLI, A. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. ISBN 9788582600481.
Bibliografia Complementar
CUNHA, M. B. da. Biblioteca digital: bibliografia das principais fontes de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 88-107, jan./abr. 2010.
LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: Ibict, 2009. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/handle/1/775>. Acesso em 07/07/2019.
MARCONDES, C.; KURAMOTO, H.; TOUTAIN, L.; SAYÃO, L. (Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas - 2 ed. Salvador: EDUFBA, Brasília: IBICT, 2006. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1013>. Acesso em 07/07/2019.
ROWLEY, J. Biblioteca Eletrônica. Brasília : Briquet de Lemos/Livros, 2002.
SAYÃO, L. F. et al. (Orgs.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e Preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf>. Acesso em 07/07/2019.
EXEMPLOS DE ARTIGOS PARA SEMINÁRIO
ANDRADE, Morgana Carneiro de; CERVANTES, Brígida Maria Nogueira. A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A INTEROPERABILIDADE SEMÂNTICA: ALTERNATIVAS PARA REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS. Informação@Profissões, v. 1, n. 1/2, 2012.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; TOLARE, Jessica Beatriz. Vocabulários controlados na representação e recuperação da informação em repositórios brasileiros. Informação & Informação, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 93-125, nov. 2019. ISSN 1981-8920. DOI:10.5433/1981-8920.2019v24n2p93.
LOPES, D. A.; SILVA, I. C. O. Usabilidade da biblioteca digital dominio público. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23367
LIMA, Izabel França de; OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de; SANTANA, Sérgio Rodrigues de. Metodologia para avaliação do nível de usabilidade de bibliotecas digitais: um estudo na Biblioteca Virtual de Saúde. Transinformação, Campinas , v. 25, n. 2, p. 135-143, Aug. 2013 . DOI: 10.1590/S0103-37862013000200004
RODRIGUES, Alessandra Pereira; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh; CAZELLA, Sílvio César. A interoperação com repositórios digitais: protocolos e exemplos. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 3, set./dez. 2011.
MARTINS, Dalton Lopes; SUELI, S. P. Ferreira Mara. Protocolo OAI-PMH e Sistemas Federados de Informação. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2012.
LEITE, Fernando César Lima; ASSIS, Tainá Batista de; MELO, Bianca Amaro de. GESTÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES ELETRÔNICAS NO BRASIL: SOBRE BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇÕES E REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS. Informação & Informação, v. 20, n. 3, 2015.
MEDEIROS, Simone Assis; FERREIRA, Patrícia Aparecida. POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO ABERTO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. 2, 2014.
Data
|
Aulas
|
Assunto
|
Recursos
|
31/03 16/08
| 01-03 | Apresentação da Sala de Aula Virtual e do Plano de Ensino. Determinação dos temas para seminário. Capítulo 5 - A Biblioteca Digital Passeios em Bibliotecas Digitais. Atividade assíncrona - Determinação dos temas para seminário (capítulos do livro texto) | plano de ensino slides 01 slides 02 |
07/04 23/08 | 04-06 | Capítulos 1 e 2: O Documento Digital: características e produção. Atividade assíncrona - Escolha de artigo científico para apresentação no seminário. | slides 03 |
14/04 30/08 | 07-09 | Capítulos 3 e 4: A evolução das TICs e a transmissão da informação digital. Orientações na preparação dos seminários. Atividade assíncrona - Resenha do artigo científico para apresentação no seminário. | slides 04 |
28/04 | 10-12 | Capítulos 6: O Usuário da Biblioteca Digital. Atividade assíncrona - Preparação dos seminários e entrega dos slides das apresentações. | slides 05 |
05/05 05/09 | 13-15 | Avaliação 1 – Apresentação dos Seminários: A Coleção digital; Arquivamento e preservação; Catalogação e metadados. | |
12/05 12/09 | 16-18 | Avaliação 1 – Apresentação dos Seminários: Acesso à biblioteca digital. Acesso remoto à biblioteca. | |
19/05 19/09 | 19-21 | Avaliação 1 – Apresentação dos Seminários: Problemas Jurídicos e econômicos da biblioteca digital; Medição e avaliação da biblioteca digital. | |
26/05 27/09 | 22-24 | Atividade assíncrona - Escrita e entrega do resumo do trabalho a ser desenvolvido para a disciplina (deve ser informado o título, resumo e cinco palavras-chaves) Atividade síncrona - Construção de biblioteca digital: Biblioteca digital contendo os artigos de periódicos do Corpus de referência em Ciência da Informação Política de catalogação: DC.title - (título) preencha com o título em português DC.creator - (criador) preencha com o nome de cada autor, informe do primeiro ao último nome DC.subject - (assunto) informe exatamente cinco termos autorizados do TBCI, priorize termos mais específicos que apareçam no título, resumo ou palavras-chaves, use o site para buscar e copiar termos autorizados: TBCI DC.description - (descrição) informe o resumo em português DC.publisher - (editor) informe o nome da revista (Ciência da Informação, Datagramazero); DC.date - (data) informe o ano de publicação do artigo DC.format - (formato) preencha com PDF ou HTML DC.identifier - (identificador) preencha com os dois dígitos identificadores do artigo no corpus DC.source - (fonte) informe a referência bibliográfica no formato ABNT (use a BRAPCI, Scielo ou site da revista para obter isto mais facilmente,normalize o nome dos autores e exclua a informação de Disponível em...) DC.language - (língua ou idioma) preencha com pt-BR DC.relation - (relação) preencha com URNs do doi do artigo e disponibilizadas pela Scielo, BRAPCI, ou site da revista. Não precisa preencher os campos: DC.contributor (contribuinte), DC.type (tipo ou gênero), DC.coverage (cobertura espaço-temporal), DC.rights (direitos e licenças). Análise da Construção de Folksonomia assistida: Corpus de referência em Ciência da Informação: http://afro.culturadigital.br/colecao/corpus-de-referencia-em-ci/ Termos do TBCI | slides 06a slides 06b material |
02/06 04/10 | 25-27 | Atividade assíncrona - Orientações na escrita do Resumo Expandido. Formatação do resumo expandido: máximo cinco páginas incluindo Bibliografia no formato ABNT; margens 2-2-2-2 cm, fonte Times New Roman 12pt, espaçamento simples entre linhas; o conteúdo deve ser redigido seguindo o formato de resumo estruturado. | |
09/06 11/10 | 28-30 | Atividade assíncrona - Escrita e entrega do resumo Expandido | |
16/06 18/10 | 31-33 | Atividade assíncrona - Retorno sobre os resumos expandidos e orientações na escrita do artigo completo. O retorno e orientações ocorrerá por meio de comentários na atividade de entrega do resumo expandido no google classroom. Use a mesma formatação do resumo expandido. O artigo deve contemplar as subseções: Introdução (contexto do trabalho, objetivos do trabalho, justificativa); Fundamentação teórica (discussão dos conceitos fundamentais e trabalhos relacionados); Metodologia (a metodologia científica do trabalho), Resultados (análise dos resultados do trabalho), e Conclusão (principais conclusões, limitações e trabalhos futuros) | |
23/06 25/10 | 34-36 | Atividade assíncrona -Preparação dos seminários e entrega dos slides e artigo completo | |
30/06 01/11 | 37-39 | Avaliação 2 - Apresentação dos Seminários dos artigos completos (as apresentações serão de 15 minutos). | |
07/07 08/11 | 40-42 | Avaliação 2 - Apresentação dos Seminários dos artigos completos (as apresentações serão de 15 minutos). | |
14/07 22/11 | 43-45 | Atividade assíncrona - Encerramento da disciplina. | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário